2020XP: a experiência para desenvolver as habilidades necessárias no futuro

2020XP: a experiência para desenvolver as habilidades necessárias no futuro

O desafio existe para grande parte das profissões: como não ser substituído por robôs no futuro? Para ajudar a responder essa pergunta, aconteceu o 2020XP, evento promovido pela Aldeia Coworking que tinha como objetivo desenvolver as habilidades que serão exigidas pelo mercado em 2020.

A tecnologia vem transformando a maneira em que vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Ao pensar em profissões há alguns anos, muita coisa mudou: algumas sentiram tanto o impacto das evoluções tecnológicas que mudaram completamente as suas atividades.

Mas, para não perder o seu espaço no mercado de trabalho, é preciso se reinventar e se adaptar aos novos cenários. Um levantamento mostrou que 35% das competências que hoje são consideradas as mais importantes no mundo corporativo terão mudado. Para não ser facilmente substituído por inteligência artificial e robôs, será preciso desenvolver habilidades como:

1. Solução de problemas complexos;
2. Pensamento crítico;
3. Criatividade;
4. Flexibilidade cognitiva;
5. Coordenação com os outros;
6. Inteligência emocional;
7. Tomada de decisão;
8. Orientação para serviços;
9. Negociação;
10. Gestão de pessoas.

Com o objetivo de desenvolver essas habilidades, a Aldeia Coworking organizou o 2020XP. O evento aconteceu nos dias 28 e 29 de setembro, em Curitiba, e reuniu vários participantes. Para incentivar a participação de pessoas que impactam positivamente o cenário por meio de suas atividades, a Bcredi ofereceu os últimos 20 ingressos do 2020XP.

“A Bcredi acredita no impacto que o desenvolvimento destas habilidades pode causar na sociedade. Com isso, desenvolvemos junto com a Aldeia uma bolsa para incentivar a participação de empreendedores sociais no evento 2020XP e aplicar esse conhecimento em seus negócios e projetos”, comenta Ana Victória Guarinello, gerente de marketing da Bcredi.

Confira os depoimentos dos participantes que conseguiram a Bolsa Bcredi:

Christiane Arcega – Vluxo Acessórios
“Foi incrível os dois dias e poder contar o que faço com a VLuxo para as pessoas, mais feliz e saber que algumas pessoas já nos conheciam e prestigiavam nosso trabalho. Participar foi positivo para agregar mais conhecimento e também descobrir que as habilidades que foram propostas são realmente as que estou desenvolvendo dentro da VLuxo, como uma empresa social. Puxa, a oportunidade foi maravilhosa. Saber que existem empresas que buscam de incentivar startups e empresas sociais a continuar a jornada, mas principalmente com conhecimento!”

Fernanda Pimpão – Econsultoria
“Gostaria de agradecer pela oportunidade da bolsa no 2020XP, foi um evento de extrema importância para minha carreira profissional que está ainda no início. No evento pude estar imersa á diversas pessoas de diversas idades e formação, porém com a mesma vontade de aprender a ser um melhor profissional e um SUPER humano!“

Leonardo Zani – Samaritanos
“Primeiramente agradecer vocês pela oportunidade em realizar essa imersão que foi SENSACIONAL. Uma experiência única e rica que levarei pra minha vida com muito prazer. Continue sempre fazendo a diferença na vida das pessoas como fizeram na minha, lembrarei sempre de vocês pode ter certeza.”

Luiza Barreto – Empostere
“O evento foi incrível, de muito aprendizado, muita troca, muita experiência, realmente me surpreendeu muito. E positivamente! Para mim a participação agregou muito tanto nas áreas em que já atuo, quanto para pensar em novos projetos e possibilidades. Ficou muito claro que precisamos evoluir, sair do padrão e buscar novas formas de mudar o que pudermos ao nosso redor. Eu só tenho a agradecer pela oportunidade que a Bcredi me deu de participar de um evento como esse.“

Victor Hoffmann – BridgeFilms
“A experiência 2020XP começou de uma maneira muito bacana, descontraída e, teve esse clima durante todo o evento. Os líderes das experiências eram pessoas muito bacanas (já conhecia algumas) e conseguiram criar dinâmicas e trazer informações relevantes não somente para o cenário da tecnologia, mas da inovação, design, trabalho em equipe, etc. Já trabalho muito com empresas que tratam esses assuntos ou, que possuem alguns desses elementos no seu DNA. Mesmo assim, tudo que vivenciei foi enriquecedor e conseguiu trazer uma união à todos os participantes. Gostei muito e com certeza iria a mais eventos do tipo. São saídas da rotina dessa forma que fazem a inovação acontecer de verdade.”

Organização do 2020XP

Além de oferecer as bolsas, a Bcredi também proporcionou a experiência para dois B-heroes: o product owner, Alexandre Dieter, e o designer, Raul Sobota.

A Aldeia avaliou de maneira positiva o evento: “acreditamos muito no poder da realização e na importância de pensar lá na frente, e foi muito recompensador pra gente ver como o evento teve adesão do público! Os ingressos esgotaram muito rápido, a Bolsa Bcredi foi um sucesso e os feedbacks dos participantes foram super positivos. Estamos muito felizes com o resultado e o impacto que conseguimos causar. Que venha o próximo!”, comentou a produtora do evento, Bruna Monteiro.

As transformações no mundo do trabalho vão se tornar cada vez mais frequentes em função da tecnologia. Por isso, é fundamental que estejamos preparados para encarar os desafios trazidos por essas mudanças. Ações como o 2020XP devem acontecer com mais frequência: o foco no desenvolvimento de competências trará impactos nas empresas e no próprio desenvolvimento do cenário do país.

Um comentário

  1. Foi uma experiência incrível juntar tanta coisa em tão pouco tempo.
    Agradeço a Bcredi pela oportunidade e gostaria de deixar meus parabéns por fomentarem iniciativas como essas, tão importantes para o ecossistema de Curitiba.
    Gratidão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.