4 diferenças fundamentais entre as fintechs e os bancos tradicionais

4 diferenças fundamentais entre as fintechs e os bancos tradicionais

Elas estão ganhando cada vez mais mercado. E não é à toa. Conheça 4 características das fintechs que as colocam em vantagem frente às instituições financeiras tradicionais:

1. Fintechs são mais enxutas
Devido a fintechs, sua base tecnológica, as fintechs conseguem fazer mais por menos. É simples entender como isso funciona: ao utilizar a tecnologia para descomplicar processos internos, as fintechs reduzem a necessidade de espaço, já que uma operação 100% online demanda uma estrutura física menor. Os recursos humanos também são mais enxutos, graças à automação.

2. Fintechs são mais rápidas
Com processos e equipes enxutos, as fintechs conseguem se movimentar de forma rápida. E agilidade é fundamental em um mercado tão dinâmico como é o setor financeiro. Enquanto as fintechs se movimentam como um barco a vela, de forma fluida e ágil, os bancos tradicionais são como transatlânticos: qualquer leve mudança de rumo demanda uma grande operação, que envolve várias pessoas, departamentos e processos enraizados.

3. Fintechs são mais amigáveis
O jeito fintech de ser pressupõe mais do que uma comunicação descontraída. Em sua essência, a fintech é orientada pelo sucesso do cliente, o sucesso da pessoa. Por essa razão, toda interface entre a fintech e seu cliente é mais amigável: seja no site da empresa, na comunicação por e-mail, no atendimento telefônico ou presencial. Ser amigável é colocar-se no lugar do cliente e desenvolver processos, produtos e formas de acesso a esses produtos ajustadas à necessidade da pessoa.

4. Fintechs são mais inteligentes
Nenhuma das três qualidades anteriores seria possível se as fintechs não fossem, essencialmente, mais inteligentes do que os bancos tradicionais. Ser inteligente é fazer mais com menos, é desenvolver uma solução de crédito que pode ser contratada integralmente pela internet, é delinear produtos que atendam à necessidade do cliente e não apenas de acionistas.

Confira agora um infográfico exclusivo com o comparativo de taxas entre uma contratação de crédito online e as opções tradicionais: clique aqui para baixar.

Comentários (4)

  1. […] Este é um contexto que estamos transformando em oportunidade de atuação no mercado, como forma de empregar todo o conhecimento que nossa equipe tem sobre produtos de crédito imobiliário a serviço de um número maior de pessoas. Já para os proprietários deste imenso volume de imóveis, a Bcredi surge como uma oportunidade de ter acesso a crédito com taxas de juros menor e prazo para pagamento estendido. Isso, é claro, com todas as demais vantagens que só uma fintech pode oferecer. […]

    1. Isabella da Bcredi

      Oi Janio, a Bcredi trabalha com o crédito com garantia de imóvel apenas. Se pudermos ajudar em mais alguma coisa, ficamos à disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.