As finalidades do empréstimo pessoal no Brasil

As finalidades do empréstimo pessoal no Brasil

Quase metade dos brasileiros que contratam empréstimo pessoal tem como finalidade o pagamento de dívidas.

O pagamento de dívidas é a principal finalidade do empréstimo pessoal no Brasil. É o que mostra uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL): 42% dos brasileiros que recorrem ao empréstimo pessoal buscam quitar outras dívidas, como faturas do cartão de crédito, parcelamentos no comércio e mesmo outros empréstimos adquiridos.

O segundo grupo de despesas mais comuns para quem busca um empréstimo pessoal são as contas consideradas básicas, como aluguel, condomínio, água, energia, telefone e escola. É a finalidade do crédito contratado por 15% dos brasileiros. O volume é similar ao número de pessoas que utilizam o empréstimo na compra de produtos de valor mais elevado, como eletrodomésticos e móveis, na faixa dos 16%. A última finalidade do empréstimo pessoal é o turismo: pouco mais de 5% dos brasileiros fazem empréstimos para financiar suas viagens.

Alternativa

Para quem possui um imóvel próprio, o Crédito com Garantia de Imóvel é uma operação mais vantajosa do que o empréstimo pessoal, pois assegura acesso ao crédito com taxas reduzidas e maior prazo para pagamento. A taxa de juros mensal do Crédito com Garantia de Imóvel da Bcredi parte de 1,22% ao mês, mais o IPCA. É 10 vezes menor do que a taxa de juros cobrada de quem utiliza o cheque especial, que está na casa dos 12%, e até 14 vezes menor do que a taxa de juros do rotativo do cartão, que supera os 15% ao mês, segundo a ANEFAC. Ainda assim, essas duas operações de crédito figuram entre as mais utilizadas pelos brasileiros.

Para saber mais sobre como usar seu imóvel como garantia para quitar dívidas, clique aqui.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.