Como gerar renda extra comprando um imóvel para alugar

Como gerar renda extra comprando um imóvel para alugar

Com os estoques de imóveis em alta e preços em baixa, momento é propício para comprar um imóvel e transformá-lo em uma nova fonte de renda ao alugar a propriedade. 

Para melhorar a saúde das finanças, a fórmula mais básica recomenda cortar despesas e gerar novas receitas. Cortar despesas envolve mudar hábitos de consumo, o que nem sempre é fácil, mas parece estar mais à mão do que uma criar uma nova fonte de renda, certo? Depende: se você tem recursos disponíveis para investimento, comprar um imóvel agora para gerar renda com aluguel é uma boa opção.

Estoques ainda cheios, preços em queda e baixo volume de novos lançamentos dão mais poder de barganha ao comprador, neste momento. Ao que tudo indica, o ciclo imobiliário do Brasil está prestes a entrar na fase de recuperação, quando os preços devem estagnar ou até aumentar, dependendo do fôlego da economia. Por isso, comprar um imóvel agora tem tudo para ser um melhor negócio do que deixar para depois.

Gerando renda com aluguel de imóveis

Antes de mais nada, é importante escolher bem o imóvel. Por mais tentadora que uma oferta possa parecer, é fundamental analisar o potencial deste imóvel para gerar renda como locação. O mantra do mercado imobiliário diz que um bom imóvel deve ter localização, localização e localização. Comece por aí. Um bom imóvel na localização errada pode comprometer o seu investimento.

Quando visitar um imóvel à venda, olhe nas redondezas a quantidade de placas de “VENDO” ou “ALUGO”. Se houver muitos, é provável que a vizinhança não seja lá tão boa assim, né? De qualquer modo, já é um indício de que você enfrentará concorrência ao colocar seu imóvel para alugar. Sendo assim, fuja!

Uma dica: converse com as imobiliárias, procure por proprietários com imóveis locados que desejam vendê-lo. É uma forma de garantir retorno imediato, mantendo o inquilino que já mora no local. E se ele está vendendo mesmo locado, certamente precisa do dinheiro e estará mais disposto a negociar.

Como definir o valor do aluguel

Até pouco tempo, o mercado se baseava em uma regra segundo a qual o preço do aluguel de um imóvel corresponderia de 0,5% a 1% do seu valor. Essa relação, contudo, já não corresponde à realidade. Não existe fórmula mágica: o valor do aluguel é definido pelo corretor de imóveis ou pela imobiliária com base em pesquisa por imóveis similares quanto a tamanho, localização e estado de conservação, entre outros atributos.

Reformas

Verifique a necessidade de reformas e considere esse custo no seu planejamento financeiro. Prefira tocar apenas as reformas fundamentais de um imóvel. Assim você não perde tempo e dinheiro com penduricalhos que pouco vão agregar ao retorno financeiro que você espera.

Aluguel por temporada

Outra forma de rentabilizar com um imóvel próprio é por meio do aluguel por temporada. Esse conceito já era bastante comum entre os imóveis de praia, mas com a facilidade que serviços como o Airbnb trouxeram, o aluguel por temporada nas áreas urbanas tornou-se um mercado emergente. Demanda mais esforço do que o aluguel para inquilinos com contratos de longa duração, no entanto, apresenta maior potencial de retorno financeiro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.