Como organizar as finanças do casal para casar sem dívidas?

Como organizar as finanças do casal para casar sem dívidas?

Para os recém-casados viverem felizes para sempre é preciso dizer o “SIM” sem se preocupar com as finanças do casamento.

Já imaginou? Um casal feliz, trancado no apartamento por não ter dinheiro para acompanhar os amigos em uma pizzaria por causa das parcelas do bufê ou do fotógrafo!? =$

Anime-se =D

É possível realizar uma cerimônia com elegância e bom gosto, sem adentrar a lua de mel com dívidas. Para isso, é preciso planejamento financeiro, esforço e dedicação! A seguir, separamos algumas dicas e cuidados necessários antes do “sim”.

  • Planeje o Grande Dia com antecedência de um ou dois anos. Analise os gastos, corte despesas e poupe a quantia necessária. Ter dinheiro para pagar à vista favorece a negociação, sempre.
  • A palavra “casamento” inflaciona qualquer produto ou serviço. Os fornecedores acreditam que os noivos estão dispostos a pagar qualquer quantia, por qualquer serviço. Não aceite a primeira oferta e não ceda às pressões psicológicas: volte para casa, reflita, atualize o orçamento e só feche o negócio com a cabeça fria.
  • Como o bufê será baseado na quantidade de convidados, feche com o fornecedor um número mínimo e negocie uma margem extra para pagamento posterior. Dessa forma, caso parte dos convidados não apareça, você não terá prejuízo.
  • Caso tenha decidido casar de última hora e não consiga planejar com antecedência, troque os presentes dos convidados por apoio à sua festa. Festas colaborativas têm sido mais comuns e são muito aconselháveis para casais que não querem se endividar.
  • Não conte com o saldo futuro de presentes virtuais! Estes recursos serão um extra para ajudar nas despesas iniciais da nova casa ou na viagem de lua de mel. Mas, como você não sabe qual será a quantia, este recurso não deve entrar no orçamento.

Lembre-se: o casamento deve ser para sempre. As dívidas!? Era uma vez…

Para descomplicar, baixe nosso modelo de planilha de finanças pessoais e comece a organizar a vida financeira a dois.

Baixe o modelo simplificado de planilha financeira pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.