Conheça a empreendedora que criou a maior startup de crédito imobiliário no Brasil

Conheça a empreendedora que criou a maior startup de crédito imobiliário no Brasil

Maria Teresa Fornea apostou na tecnologia e na inovação para marcar presença em um mercado tradicional, dominado pela presença masculina. Conheça sua história:

Em 2013, a tecnologia mudou tudo. No Brasil, milhões de pessoas iam às ruas, em protestos organizados pela internet que impactaram profundamente a vida pública no país. Enquanto isso, nos Estados Unidos, uma jovem brasileira era aceita em uma das melhores escolas de negócios do mundo. Foi lá que ela entendeu a revolução tecnológica como parte indissociável de qualquer novo negócio, insight fundamental para a startup de crédito imobiliário que ela criaria com apenas 30 anos de idade.

Maria Teresa Fornea já tinha uma carreira sólida quando deu início ao MBA na Kellogg School of Management, de Chicago (EUA). Ela é formada em Direito pela UniCuritiba, com especialização em Negócios Imobiliários pela Fundação Getúlio Vargas. Durante dois anos e meio, atuou pelo Citibank na gestão de fortunas e captação de investimentos junto a clientes on e offshore. Já em 2008, topou o desafio de estruturar a área de crédito imobiliário do Conglomerado Financeiro Barigui, tradicional grupo empresarial do Paraná.

De 2009, quando o produto que ela desenvolveu entrou em operação, até 2013, Maria Teresa formou um time de 20 pessoas e 15 parceiros comerciais ativos e criou uma carteira de R$ 80 milhões em crédito imobiliário. Foi quando veio o ponto de virada.

Pensando fora da caixa

Nas aulas de Empreendedorismo, um dos tópicos que Maria Teresa fez nos EUA, ela percebeu que o mundo estava mudando muito rápido. E que os planos de crescimento do negócio que ela havia criado no Brasil deveriam considerar essas mudanças. Com isso, teve a certeza de que implementar tecnologia no negócio era mandatório para atingir os objetivos da nova startup, que já estava nos planos. De volta ao Brasil, já em 2015, resolveu aplicar todo o conhecimento que obteve:

“Sentia que não haveria outra forma de crescer senão mudar o foco, por isso voltei meus esforços para colocar a tecnologia não como parte do processo,mas como o “core” do negócio, além de passar a dar grande importância à inteligência de dados”

Assim, dois anos depois, Maria Teresa criou a Bcredi, fintech de crédito imobiliário fruto de um processo de spin-off dentro do Conglomerado Financeiro Barigui. Sua missão é oferecer um produto de crédito altamente competitivo, que oferece taxas menores, prazos melhores e menos burocracia. É um mercado com potencial gigantesco de impacto positivo na economia brasileira, mas que esbarra no desafio cultural ligado à educação financeira. A tecnologia é sua aposta para quebrar essa barreira: enquanto os bancos tradicionais levam até 30 dias para liberação de um crédito imobiliário, a Bcredi faz em apenas 10 dias, com todo o processo feito pela internet.

Liderança feminina

O mercado financeiro é predominantemente masculino. Mesmo na liderança da Bcredi, Maria Teresa é a única mulher integrante do Conselho de Administração do Conglomerado, que é composto, em sua grande maioria, por homens com mais de 55 anos. Apesar disso, elas ocupam cada vez mais posições estratégicas:

“Vejo que a posição das mulheres ainda é tímida no mundo do empreendedorismo se comparada aos homens, principalmente no universo das fintechs. Contudo, vejo um número crescente de mulheres se envolvendo em posições de liderança dentro dessas empresas. O mundo da tecnologia, por ser menos formal e “quadrado”, abre espaço para conquistarmos cada vez mais espaço.”

Quer saber mais? Confira vídeo em que Maria Teresa Fornea explica como funciona o processo de spin-off e como ele ocorreu no caso da Bcredi:

Comentários (5)

  1. Boa tarde.
    Gostaria de obter informações sobre a empresa,é os locais onde vocês atuam no Brasil.

    1. Olá, Gladson!

      Obrigado pelo contato.

      A Bcredi é uma fintech que oferece crédito com garantia de imóvel e financiamento (aquisição) com processo totalmente on-line. Contamos com a estrutura e experiência do braço financeiro do Grupo Barigui, o Conglomerado Financeiro Barigui. Em toda história, já temos mais de R$ 450 milhões de crédito imobiliário contratado para mais de 5 mil clientes, nas regiões de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Brasília. Para saber mais, você pode acessar o link abaixo. 😉 https://www.bcredi.com.br/quem-somos

      Ficamos à disposição. Um abraço!

    1. Olá, Jorge, tudo bem?

      A Bcredi é uma promotora de crédito e o funding utilizado na operação é da Barigui Cia. Hipotecária, empresa que também faz parte do Conglomerado Financeiro Barigui, assim como nós.

      Caso tenha interesse no Crédito com Garantia de Imóvel, você pode fazer uma simulação on-line no link: https://www.bcredi.com.br/simulador-credito-imobiliario?utm_source=facebook&utm_medium=inbox&utm_content=simulador&utm_campaign=marco

      Basta acessar o link e seguir as instruções. Se ficar com qualquer dúvida, conte com a gente. Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.