Crédito com Garantia de Imóvel: saiba o que é e como funciona

Crédito com Garantia de Imóvel: saiba o que é e como funciona

Também chamado de refinanciamento imobiliário, crédito com garantia de imóvel permite ao proprietário refinanciar até 50% do valor da propriedade, para uso livre.

O Crédito com Garantia de Imóvel é uma operação de crédito em crescimento, com grande potencial para aproveitamento no Brasil. Estima-se que cerca de 70% dos imóveis brasileiros quitados podem ser apresentados como garantia por proprietários que buscam crédito. O CGI é o empréstimo feito mediante a apresentação de um imóvel residencial ou comercial, como garantia.

Com ele é possível ter até 50% do valor de um imóvel em dinheiro. Você utiliza seu imóvel como garantia para ter crédito com menos juros e mais prazo para viabilizar suas realizações. Entenda porque o CGI tem juros mais baixos e, abaixo, confira todas as informações sobre esse crédito:

Índice

Como posso usar o Crédito com Garantia de Imóvel?
Quem pode contratar?
Qual o valor das parcelas?
Que tipos de imóveis são aceitos como garantia do crédito?
Contratar o CGI online é seguro?
Qual a documentação necessária?
Preciso sair do imóvel para utilizá-lo em garantia?
Qual o prazo para a liberação dos recursos?
Meu imóvel precisa estar 100% quitado?

Como posso usar o crédito com Garantia de Imóvel?

Enquanto no financiamento o crédito é usado para aquisição de imóvel, no CGI (refinanciamento) o crédito tem uso livre. O valor obtido pode ser utilizado da maneira que o cliente precisar, como a construção e reforma de imóveis e o investimento em empresas. Saiba mais sobre esse crédito imobiliário:

Para quitar dívidas mais caras
Por apresentar taxas e prazo de pagamento melhores do que outras operações de crédito, o CGI é uma excelente alternativa para a quitação de dívidas mais caras, como o rotativo do cartão de crédito, o cheque especial e empréstimos pessoais, por exemplo. Saiba mais sobre como usar seu imóvel como garantia para quitar dívidas.

Para investir na empresa
Para quem empreende ou deseja empreender, o Crédito com Garantia de Imóvel também é uma ótima opção. O empresário ou profissional liberal pode apresentar seu imóvel particular e utilizar o crédito para investimento na sua empresa, seja como capital de giro, em projetos de expansão ou novos negócios. E quem busca crédito para investir em franquias tem ainda mais vantagens, como a carência maior para pagamento da primeira parcela.

Para construir ou reformar
O próprio imóvel que será reformado pode ser apresentado como garantia. Descubra como obter crédito para reforma e construção pela internetE confira 5 dicas de reformas importantes que você pode fazer com crédito imobiliário para valorizar seu imóvel.

Quem pode contratar?

O Crédito com Garantia de Imóvel pode ser adquirido tanto por Pessoas Físicas quanto por Pessoas Jurídicas. Tem as duas possibilidades e não sabe qual escolher? A gente te ajuda! Descubra se é  melhor contratar empréstimo como Pessoa Física (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ)?

Qual o valor das parcelas?

O valor vai variar em cada caso. O limite prudencial é de que a renda mensal seja comprometida em até 30%, considerando-se o valor das parcelas do seu crédito. É possível a inserção de mais proponentes para composição de renda, desde que haja vínculo para pagamento.

Que tipos de imóveis são aceitos como garantia do crédito?

São aceitos, como garantia para obtenção do crédito, imóveis de uso residencial

(como casas, apartamentos, kitnets etc.) ou de uso comercial (lojas, salas comerciais, lajes corporativas etc.). O imóvel deve, preferencialmente, ser averbado, ou seja, deve ter a área construída indicada na matrícula do imóvel. A matrícula é o “documento de identidade” do imóvel e é emitida por um Cartório de Registro de Imóveis.

Confira o ebook e saiba mais sobre o crédito com garantia de imóvel


Contratar o CGI online é seguro?

Sim, é seguro contratar o crédito com garantia de imóvel pela internet, desde que você tome alguns cuidados (como em qualquer operação financeira online).  Nós preparamos um post específico aqui no blog para responder a esta pergunta, que você pode conferir clicando neste link. Para saber mais sobre segurança no financiamento imobiliário online, você também pode conferir essas 5 dicas para usar o simulador de crédito online de forma segura.

Qual a documentação necessária?

A documentação necessária para quem deseja contratar o Crédito com Garantia de Imóvel é bastante similar àquela exigida em qualquer operação de crédito. Contudo, como esta modalidade demanda a apresentação de bem como garantia, são solicitados os documentos específicos do imóvel em questão para a análise do crédito e, ao fim do processo, para emissão do contrato.

Pessoa Física

  • Ficha proposta (preenchida e assinada por todos os envolvidos na operação).
  • Cópia de RG e CPF.
  • Cópia do comprovante de residência (conta de luz, água, telefone ou cartão de crédito de até 30 dias).
  • Comprovante de estado civil (certidão de nascimento, casamento, óbito ou divórcio).

Pessoa Jurídica

  • Mesma documentação da Pessoa Física.
  • Balanço Patrimonial Ativo, Passivo e DRE, consolidado e assinado pelo contador e administrador, recomendado para financiamentos de até R$ 500 e obrigatório acima deste valor.
  • Última declaração do Simples Nacional ou DIPJ com comprovante de entrega.
  • Contrato social atualizado ou consolidado.

Documentos do imóvel

  • Matrícula do imóvel (Cópia completa).
  • Cópia da capa do IPTU (onde constam a inscrição imobiliária/cadastro municipal, endereço e área do imóvel).
  • Declaração de inexistência de débitos condominiais (assinada pelo síndico, reconhecido assinatura, mais cópia da ata que o elegeu), se for o caso.
  • Se houver garagem individualizada, necessária matrícula e IPTU.
  • Em casos de Portabilidade ou Interveniente Quitante, apresentar extrato atualizado da dívida.

Como comprovar renda

Pessoa Física

  • Extrato bancário de cada uma das contas, PJ ou PF, do último semestre, identificado em papel timbrado do banco, em formato .pdf.
  • Contracheque dos últimos 3 meses; e IRPF completo, com protocolo de entrega e comprovante de envio do último ano-calendário de cada proponente que participar da composição de renda.

Pessoa Jurídica

  • Documentação de Pessoa Física
  • Balanço Patrimonial Ativo, Passivo e DRE consolidado e assinado pelo contador e administrador (recomendado para financiamentos de até R$ 500 mil e obrigatório acima desse valor) ou última declaração do Simples Nacional, ou DIPJ com comprovante de entrega.
  • Contrato social atualizado ou consolidado.

Com toda a documentação apresentada corretamente, o contrato do crédito pode ser emitido em até 10 dias úteis. 

Preciso sair do imóvel para utilizá-lo em garantia?

Não. Você poderá utilizar normalmente o imóvel, inclusive alugá-lo e, caso queira vendê-lo, é necessário ter a anuência do credor.

Qual o prazo para a liberação dos recursos?

O prazo interno da Bcredi está entre os mais rápidos do mercado, e leva em torno de 10 dias úteis para a emissão do contrato. Após esse período deve ser acrescentado o prazo demandado pelos cartórios, que varia por cidade, podendo oscilar de mais 20 a 45 dias úteis, caso não existam pendências com a documentação.

Meu imóvel precisa estar 100% quitado?

Quem possui imóvel parcialmente quitado, também pode obter crédito. A Bcredi pode quitar o saldo devedor do seu imóvel com a outra instituição financeira, realizando a portabilidade do todo o valor do imóvel. Saiba mais sobre usar um imóvel financiado para contratar crédito com garantia.

Agora que você já conhece o Crédito com Garantia de Imóvel da Bcredi, aproveite para baixar nosso infográfico com um passo a passo para você contratar seu crédito online:

Caso tenha ficado com alguma dúvida, comente aqui embaixo. A gente logo responde.

Comentários (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.