Crédito saudável: você ainda vai contratar um!

Crédito saudável: você ainda vai contratar um!

Pode confiar: quando oferecemos um Crédito com Garantia de Imóvel, queremos que você contrate um crédito saudável e não ficar com o seu imóvel.

Você acha que crédito saudável não existe? Que todo empréstimo é ruim? Pois saiba que talvez você só pense assim porque conheça apenas as linhas mais tradicionais de crédito. Aquelas que não solicitam análise de documentos, não levam em conta o percentual de endividamento, não exigem garantia e, por isso, cobram juros elevadíssimos.

Mas já pensou se você pudesse trocar todas essas dívidas com juros altos por uma outra beeeem mais barata? Na qual as parcelas coubessem confortavelmente no seu bolso e sobrasse mais dinheiro para investir na sua empresa, circular pelo comércio do seu bairro, viajar e manter o orçamento da família mais saudável? Pois este é o crédito consciente.

Porque o crédito é saudável

  • Taxas menores de juros
  • Prazos maiores para pagamento
  • Trocar uma dívida cara por uma dívida mais barata

Imóvel como garantia

Para definir a taxa de juros de um empréstimo, os bancos ou instituições financeiras levam em conta dois fatores: o risco de inadimplência e os custos da operação. Quanto menos garantia, mais juros!

Por isso é tão fácil aumentar o limite do cartão de crédito ou do cheque especial, por exemplo. Mas a que preço! O custo disso, a maioria de nós conhece muito bem: os juros do rotativo no cartão de crédito podem chegar a 795% ao ano! É muito dinheiro!

No caso do Crédito com Garantia de Imóvel – novidade recente no mercado brasileiro – o bem colocado como garantia reduz a sua taxa de juros a 1,09% ao mês, no caso da Bcredi. Essa segurança é a explicação para o banco cobrar juros mais baixos, uma vez que poderá buscar ressarcimento em caso de não pagamento.

Contrate um crédito saudável

Mas, apesar de ser a linha de crédito mais segura e mais indicada pelo mercado financeiro; apesar das taxas de juros mais baixas e dos prazos mais longos para pagamento, quando se fala em colocar o imóvel como garantia muita gente pensa: “O banco ou a instituição financeira querem é tomar minha casa”. Na verdade, é exatamente o contrário.

A sua casa ou apartamento é igual à rede para o trapezista: ele quer tê-la ali só por garantia, mas não pretende usá-la. Afinal, quem lhe oferece o crédito é um banco ou uma instituição financeira, e não uma imobiliária.

Análise de Crédito

Apesar de oferecer alguns diferenciais de análise que facilitam o acesso ao crédito – como por exemplo a análise combinada de renda (Pessoa Jurídica e Pessoa Física) -, o comprometimento máximo dos rendimentos com as parcelas do empréstimo é um dos critérios mais analisados nesta modalidade.

Seguindo orientações do mercado financeiro, no máximo 30% da renda familiar deve ser comprometida com as parcelas de quitação de um empréstimo ou financiamento – percentual chamado de endividamento saudável.

Desta forma, o CGI tem uma taxa de inadimplência muito menor do que outras linhas de crédito mais populares, mas também muito mais caras (como o cheque especial e o cartão de crédito, por exemplo).

Somos uma fintech, não uma imobiliária

Os bancos ou instituições financeiras, sejam tradicionais ou fintechs, não têm interesse que você não pague as parcelas do seu empréstimo.

Isso porque o processo de posse do bem é muito custoso e muito elevado. Por isso, é a última opção para a instituição credora e ela vai fazer de tudo antes de recorrer a ela.

A melhor opção de crédito

Com um crédito saudável, você pode quitar dívidas, investir no capital de giro da sua empresa, empreender o seu negócio ou ajudar a manter um orçamento saudável para a família.

Faça uma simulação, avalie se a parcela cabe no seu orçamento e se não vai comprometer sua renda no longo prazo.

Se concluir que a operação se enquadra no seu orçamento, não tenha dúvida: essa é a sua melhor alternativa para tomada de crédito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.