É seguro contratar um empréstimo pela internet?

É seguro contratar um empréstimo pela internet?

A resposta é sim. E para entender a razão, é preciso compreender a revolução que estamos vivenciando nas nossas relações de consumo.

A cada dia que passa, mais e mais rotinas que eram exclusivas da vida offline passam a ser possíveis também no meio digital, de maneira online. Hoje em dia, ninguém mais precisa ir até uma locadora de filmes, circular pelos corredores, verificar a disponibilidade da mídia física e pagar pela reserva dos títulos: com um dispositivo conectado à internet, qualquer pessoa tem muito mais opções de filmes e séries à sua escolha, à distância de um clique. A internet tem conferido essa mesma agilidade a outros hábitos de consumo, como a compra de roupas e acessórios, o agendamento da revisão do carro, o pagamento de contas. E a contratação de empréstimos não foge a essa regra.

O crédito – ou empréstimo – é um dos produtos mais consumidos em todo o mundo. Ele faz parte das nossas vidas. Quando o orçamento estoura e é preciso parcelar a fatura do cartão, está se usando crédito. Se o salário termina antes do mês acabar e recorre-se ao limite do banco, usa-se crédito também. Até mesmo aquele dinheirinho emprestado de um amigo configura a contratação de crédito, ainda que informalmente.

Por isso, não é uma surpresa que o empréstimo também tenha seu acesso facilitado por meio da internet. É um movimento do mercado: com mais pessoas preferindo comprar produtos e contratar serviços pela internet, mais empresas têm se adaptado para atender ao consumidor aonde quer que ele esteja. Há empresas, como a Bcredi, que foram inclusive planejadas desde sua origem tendo a internet como centro de sua estratégia comercial. Esse universo de novas empresas usa a tecnologia para transformar o modo como nos relacionamos com os produtos e serviços que consumimos.

Como precisam adaptar seus processos a essa nova realidade, as empresas se cercam de cuidados para garantir a segurança de quem faz um empréstimo online. Oferecer um ambiente seguro e confiável para que o consumidor simule e contrate o crédito pela internet é tão importante quanto os esquemas de seguranças dos bancos físicos. Ao invés de agentes armados na entrada e portas giratórias, as empresas de crédito online investem pesado em segurança de dados, para que suas informações pessoais e bancárias estejam a salvo.

Naturalmente, como em qualquer operação financeira, seja realizada pessoalmente ou virtualmente, é importante atentar-se a alguns cuidados antes de contratar um empréstimo pela internet. O primeiro passo, inclusive, não é fruto de nenhuma tecnologia avançada: uma boa pesquisa. O histórico da credora conta muitos pontos na análise do nível de segurança de seus processos online.