7 Maravilhas da história da internet

7 Maravilhas da história da internet

A história da internet como a conhecemos hoje começa em 1990, quando Timothy John Berners-Lee, o físico britânico criador da rede, fez a primeira comunicação bem-sucedida entre um protocolo HTTP (o sistema de comunicação interna utilizado até hoje na rede) e um servidor de internet.

De lá para cá, o mundo mudou muito e as possibilidades aumentaram. Surgiram novas alternativas para pesquisar informações, facilitar a comunicação e até para descomplicar serviços financeiros. Aproveitamos o Dia Mundial da Internet para relembrar algumas destas transformações digitais que a internet proporcionou.

1. Google

Com a missão empresarial de “organizar as informações do mundo todo e torná-las universalmente acessíveis e úteis”, o Google se tornou uma das maiores corporações do planeta ao criar uma das melhores ferramentas de busca da web.

Não é uma maravilha poder contar com as informações a um click de distância, sem precisar da enciclopédia Barsa?

2. Redes Sociais

A transição do ICQ para MSN e Orkut para Facebook já mostrou o dinamismo da internet em relação às redes sociais. Além dessas, Instagram, Twitter, Pinterest e Linkedin mostraram que são mais que espaços para interação entre pessoas, mas também espaços para empresas encontrarem seu público. As redes sociais, portanto, proporcionam ao mundo mais conexão entre pessoas e nações, novas possibilidades de relacionamentos e negócios.

3. E-mails

A conhecida tragédia de Romeu e Julieta só aconteceu porque uma carta entre eles atrasou, causando um enorme mal entendido. Já pensou se naquela época existisse e-mail? Esta história clássica nem teria existido. Pois é… Antes do e-mail aparecer, enviar e receber informações levava muito tempo! Hoje, apesar de termos outros meios ainda mais rápidos de comunicação, a ferramenta continua com seu “lugar cativo”, já que quem recebe o e-mail não precisar estar conectado à internet no exato momento em que a mensagem é recebida.

4. Blogs

Antes da internet, o principal veículo de comunicação eram os jornais. Aí, vieram os blogs. Com o tempo, eles foram se tornando verdadeiros veículos e comunicação com diversos conteúdos, permitindo um novo tipo de relacionamento, mais proximidade entre os clientes e as marcas. É assim que a Bcredi, por exemplo, pode contar com um canal importante como este para se contatar com você e, por meio do blog, contribuir para a educação financeira dos nossos leitores.

5. Compras

Lembra quando você tinha que sair de casa para comprar qualquer coisa? Pois hoje você pode comprar qualquer coisa pela internet: roupas, calçados, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, alugar ou comprar uma casa e até fazer um empréstimo online. Tanto que até fizemos este post com uma lista com 10 coisas que você já pode solicitar pela internet e nem imaginava.

6. Startups

E o que dizer então das startups, as empresas que surgem por meio de ideias inovadoras e utilizam a tecnologia para oferecer novos serviços e mais comodidade aos usuários da rede? A internet é fundamental para alavancar os novos negócios, que são capazes de mudar e transformar o mundo e a maneira como as pessoas vivem. Airbnb, Uber, iFood… A lista das empresas que começaram como startups e se tornaram grandes empresas é grande e só aumenta!

Conheça aqui a história da Bcredi, por exemplo, startup de crédito imobiliário do país, que apostou na tecnologia e na inovação para marcar presença em um mercado tradicional: o das financeiras.

7. Fintech

As fintechs são as startups e empresas como a Bcredi, que aliam a inteligência financeira à tecnologia para oferecer novos serviços, comodidade e novas possibilidades aos usuários, como obter um empréstimo online, por exemplo.

Quem, há dez anos, diria que isso seria possível? Clique no comparativo a abaixo e conheça todas as vantagens e diferenças entre obter crédito numa fintech e nos bancos tradicionais.

Compare o crédito na fintech e o crédito no banco tradicional

Internet: parabéns e obrigado

Essas são algumas das maravilhas proporcionadas pela internet. Você se lembra de mais alguma? Consegue imaginar como seria a vida sem ela?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.