Inovação no mercado financeiro: tendências e novidades do setor

Inovação no mercado financeiro: tendências e novidades do setor

Com os adventos da tecnologia, o mercado financeiro está cada vez mais dinâmico. Para tanto, profissionais e clientes devem se atentar às novas soluções.

O dinamismo no mercado atual faz com que a forma da entrega de produtos e serviços seja aprimorada constantemente. Estamos em um momento que exige mudança de papéis para se adequar a esse novo cenário que é mais rápido e focado na comodidade do cliente. No setor financeiro acontece o mesmo. Maria Teresa Fornea, co-fundadora da Bcredi palestrou para alunos de administração da FAE para contar um pouco da movimentação do mercado financeiro.

Confira 7 principais mudanças e veja como pode aproveitar, seja como empreendedor ou cliente de serviços financeiros:

  • Descentralização do mercado financeiro: O mercado de serviços financeiros esteve tradicionalmente concentrado na mão de poucos players: os grandes bancos. O que pode ajudar a explicara costumeira insatisfação dos clientes sobre serviços bancários tradicionais. Hoje, as transações que eram centralizados nessas instituições estão acontecendo, também, em novas empresas ou fintechs – de forma diferente, com plataformas online, atendimento mais personalizado e menos menos burocracia, mas tão confiável quanto o modo tradicional.
  • Novos modelos de negócios: Para acompanhar a descentralização, está o surgimento de um novo modelo de negócio financeiro mais complementar que concorrente. A grande concorrência diminui para dar espaço a serviços mais focados e especializadas que se integram a outros. A ideia é que o cliente consiga escolher o que precisa de acordo com sua necessidade e que os micro serviços oferecidos consigam se integrar para que entregue ao consumidor o escopo completo do serviço na forma que deseja consumir. As pequenas empresas podem, por exemplo, aproveitar de serviços de transações financeiras e organização de fluxo de caixa com a parceria do Banco do Brasil e o ContaAzul.   
  • Facilidade ao cliente está em primeiro lugar: Nos primeiros tópicos já podemos notar que as mudanças tendem a ser muito benéficas para os clientes e essa é a principal tendência, ter um produto fácil para o consumidor final. Todas as pequenas mudanças têm como intuito deixar o cliente mais independente e satisfeito quando necessita de algum serviço bancário, como um empréstimo online, por exemplo.  
  • Modelos disruptivos de negócios para inspirar: Uber, Airbnb, WhatsApp e Snapchat são negócios famosos por conseguirem muitos adeptos em pouco tempo e são grandes inspirações para o universo tecnológico. Mas é preciso lembrar que não foi apenas a tecnologia que os transformou em grandes marcas e produtos, sua diferenciação está no modelo de negócio e na forma de consumo, usando uma inteligência tecnológica. Isto é, a tecnologia foi o meio que eles encontraram para responder à necessidade das pessoas.
  • O processo é experimental: Assim como toda novidade, não existe um plano pronto ou um padrão a ser seguido. Por isso, é necessário testar! Criar experimentos para entender qual é o melhor caminho a seguir e também qual é a melhor maneira para se reinventar.  Um bom exemplo para esse caso é a ideia do Uber com o advento da indústria de carros autônomos. A empresa, que acabou de nascer, terá que se reinventar para permanecer no mercado.
  • A base do processo financeiro é a inteligência de dados: As informações do perfil do cliente são muito importantes para criar a melhor estratégia de negócio em diversas áreas, no processo financeiro também (ou ainda mais). Cuidar dos dados recebidos e procurar sempre interpretá-los faz com que se gere inúmeros insights para aperfeiçoar um processo burocrático. Toda essa análise ainda permite um atendimento mais personalizado e focado no necessário.
  • Internet of Value: Com a constante busca pela entrega da melhor plataforma financeira para os clientes, a internet será um caminho para entregar valor e não só mostrar as informações. Valor esse que se percebe em processos que ficarão mais fáceis, menos burocráticos e ainda mais seguros.

Com esses pontos, já temos ideia do que o próximo ano nos reserva em relação à tecnologia e a inovação do mercado financeiro!

Gostou das tendências da área? Conheça um pouco mais da Bcredi e a contratação de crédito online ou confira o nosso canal de reportagens no portal G1 com várias informações legais para você!

Comentários (2)

    1. Olá, Dimas . Como vai?

      A Bcredi oferece Crédito com Garantia de Imóvel (CGI) a partir de R$ 50.000 até R$ 1,5 milhão, podendo ser possível obter até 50% do valor do imóvel em crédito.

      Você pode fazer sua simulação online! Basta acessar nosso Simulador de Crédito Imobiliário, clicando neste link.

      Caso tenha qualquer dúvida, conte com a gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.