IPCA: o que é e como é calculado esse índice de inflação

IPCA: o que é e como é calculado esse índice de inflação

A sigla é comum no meio financeiro e geralmente ouvimos ao falar de empréstimo. Mas, você sabe o que é o IPCA? Descubra mais detalhes sobre o termômetro oficial de inflação no país, medido pelo IBGE e usado pelo Banco Central do Brasil.

O que é IPCA?

O IPCA, sigla para Índice de Preços ao Consumidor Amplo, é um índice de inflação aferido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele indica a variação de preços no comércio para o consumidor final e é usado como referência para reajustes (atualização de preços) de contratos e investimentos, entre outros.

Na Bcredi, por exemplo, o IPCA é o índice utilizado para a correção das parcelas de quem contrata o Crédito com Garantia de Imóvel. Até meados de 2017, o reajuste nos contratos de crédito era feito por meio do IGP-M, que fechou dezembro de 2016 com um acumulado de 7,17%, enquanto o IPCA encerrou o índice acumulado do ano em 6,28%. E o movimento de queda prossegue: em junho deste ano, o IPCA recuou 0,23% no mês, deflação que não ocorria desde junho de 2006.

Como é calculado o IPCA?

O IPCA é calculado nas regiões metropolitanas de Curitiba, Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro, além da cidade de Goiânia e do Distrito Federal. Depois que o cálculo de cada região é feito, os índices regionais são agregados para compor o índice nacional.

Essa aferição é feita todos os meses pela equipe de pesquisadores do IBGE, diretamente nos estabelecimentos comerciais e de prestadores de serviços, nas concessionárias de serviços públicos (como fornecimento de água e luz, entre outros) e também nos domicílios. O intuito desse levantamento é apurar o preço real cobrado do consumidor, a partir das seguintes categorias:

  • Alimentação e bebidas
  • Artigos de residência
  • Comunicação
  • Despesas pessoais
  • Educação
  • Habitação
  • Saúde e cuidados pessoais
  • Transportes e vestuário

Agora que você já sabe  mais sobre o IPCA, aproveite para conhecer melhor o produto de crédito imobiliário da Bcredi que é corrigido por esse índice. Neste infográfico, você confere um passo a passo para contratar o Crédito com Garantia de Imóvel pela internet.