Novas regras para cheque especial e cartão de crédito: o que você precisa saber

Novas regras para cheque especial e cartão de crédito: o que você precisa saber

As novas regras de juros para o rotativo do cartão de crédito e cheque especial visam diminuir a inadimplência, mas podem descontrolar as finanças e causar o efeito “bola de neve” no orçamento familiar e empresarial.

Em junho e julho de 2018, respectivamente, mudam as regras para o pagamento mínimo do cartão de crédito e começa a valer uma linha de crédito alternativa ao cheque especial.

No cartão, os bancos agora podem definir qual é o percentual de pagamento mínimo na fatura. No cheque especial, os consumidores que comprometerem mais de 15% do limite por mais de 30 dias seguidos terão acesso a uma linha de crédito mais barata.

Na teoria, o objetivo seria reduzir as taxas de inadimplência dessas linhas de crédito e tornar a vida financeira dos clientes mais saudável. Mas, na prática, essa mudança pode aumentar o endividamento.

O que é cheque especial?

É o crédito pré-aprovado disponível a qualquer momento na conta-corrente,  também chamado de “limite”. Pode ser utilizado sempre que não houver saldo suficiente para pagamento de contas, cheques ou saques em dinheiro.

O que muda no cheque especial?

No caso do cheque especial, a autorregulação definida pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) tem o objetivo de reduzir o custo do crédito ao cliente bancário e melhorar a utilização do cheque especial, além de diminuir as taxas de juros na modalidade.

Isso significa que o cliente poderá ter acesso a taxas menores de juros bancários. Resta saber, no entanto, quão menores essas taxas serão, já que cada banco poderá definir a sua.

O contato que os bancos serão obrigados a fazer pode funcionar para despertar a pessoa para o problema do cheque especial antes que seja tarde demais. Antes da mudança, por ser uma linha de crédito “silenciosa”, o cliente poderia estar usando-a até mesmo sem saber.

Com a nova regra, ao receber a oferta do banco, o cliente terá a oportunidade de tomar conhecimento de sua saúde financeira. A oferta de parcelamento será feita em até 5 dias úteis após estes 30 de uso do limite, por meio dos canais de atendimento usados pelos bancos, como caixa eletrônico, aplicativo e internet banking.

O que é o crédito rotativo?

É o crédito usado pela pessoa que não paga o valor total da fatura na data do vencimento. Quem paga menos que o valor integral, ou não paga a fatura, tem o restante do valor automaticamente calculado pela taxa do crédito rotativo e lançado com juros na fatura do mês seguinte.

E quais as novas regras para o cartão de crédito?

No caso do cartão, a nova regra do pagamento mínimo foi imposta pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A expectativa é de que os bancos reduzam – e não elevem – o percentual de pagamento mínimo do cartão: diante de uma exigência menor, caem as chances do cliente não honrar o pagamento mínimo.

Por outro lado, ao diminuírem para menos de 15% o percentual mínimo, os bancos podem abrir espaço para que até 100% da fatura seja rolada a uma taxa de juro que, apesar de ter mostrado trajetória de queda, ainda é alta.

Ou seja, embora tenha potencial para reduzir as taxas de inadimplência desse tipo de crédito, a medida também pode aumentar o risco de endividamento através da chamada “bola de neve”.

É importante que a comunicação das instituições financeiras com o consumidor seja clara e que o cliente não entenda a redução do pagamento mínimo como uma oportunidade de não pagar nada. Até porque, 30 dias depois, ele terá de liquidar ou parcelar esse valor, pois desde o ano passado o cliente não pode passar mais de 30 dias no rotativo.

Ainda ficou na dúvida? Então confira o infográfico e compare as mudanças:

rotativo do cartão de crédito, cheque especial

Como você já sabe, os juros do rotativo do cartão e cheque especial, embora tenham novas regras, continuam altos. Então, que tal conhecer uma modalidade de crédito mais saudável, com juros menores e prazos maiores? O Crédito com Garantia de Imóvel pode ser a solução para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.