O que é capital de giro e como calculá-lo para a minha empresa?

O que é capital de giro e como calculá-lo para a minha empresa?

Para que uma empresa seja bem sucedida, é preciso que todas as peças da engrenagem estejam funcionando corretamente. Para que os processos e atividades possam trazer bons resultados, é necessário ter recursos financeiros que viabilizá-los Entenda o que é o capital de giro e como fazer o cálculo.

Administrar uma empresa é um desafio diário. São muitos processos, detalhes e questões que precisam ser bem gerenciados para que tudo funcione bem. As empresas – do pequeno negócio do seu bairro até a grande multinacional -, precisam ter recurso financeiro para deixar os processos em conformidade. Afinal, para o empresário manter o seu estoque, comprar a matéria-prima, pagar os funcionários, fornecedores e contas básicas, é preciso ter dinheiro.

O que é capital de giro?

Como o próprio nome diz, é o capital que movimenta o dia a dia da empresa. O recurso financeiro que garante que todas as operações e processos da empresa possam acontecer é chamado de capital de giro. É ele que permite que os gastos fixos sejam quitados, e as eventuais despesas variáveis possam ser pagas.

Além de ser uma vantagem competitiva, ter capital de giro é necessário para garantir o funcionamento do negócio. As empresas que ainda estão no início das suas atividades têm, no capital de giro, a garantia de que as atividades poderão ser executadas.

Uma parte do também pode ser destinada para uma margem de segurança. Dessa maneira, o caixa se torna positivo e o capital de giro pode ser aplicado em outras estratégias.

Como calcular o capital de giro?

Antes de calcular, é preciso ter um controle do dinheiro que circula. Uma planilha de fluxo de caixa é uma ferramenta muito útil para acompanhar todas as movimentações. Com ela, é possível ver as entradas e saídas de valores, investimentos recebidos, venda de bens e empréstimos adquiridos.

Fazemos a planilha de fluxo de caixa para você! Baixe agora

Pelo fluxo de caixa, é possível calcular o capital de giro. Na planilha, você confere os valores do ativo circulante (AC) e o passivo circulante (PC).

O ativo circulante trata de todo o recurso disponível, como o valor em caixa, aplicações financeiras, contas a receber, entre outros.

O passivo circulante corresponde a todas as despesas e custos fixos, que sejam programados ou previsíveis, como contas a receber, salários e gastos com funcionários, e empréstimos, por exemplo.

Para calcular o capital de giro líquido (CGL), basta subtrair o ativo circulante e o passivo circulante:

CGL = AC – PC

Qual a importância do capital de giro?

Segurança é a palavra-chave. Com o capital de giro, a empresa tem mais garantia para continuar realizando os seus processos, mesmo que aconteça imprevistos, como queda nas vendas, por exemplo.

Além disso, esse cálculo é importante para orientar o planejamento estratégico do negócio. Com ele, o caminho para o sucesso da empresa se torna mais descomplicado e acessível. Ao conhecer mais sobre o capital de giro e a importância para a empresa, fica mais fácil desenvolver o planejamento e a gestão do negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.