O que é e para que serve o fluxo de caixa da empresa?

O que é e para que serve o fluxo de caixa da empresa?

Entenda para que serve o fluxo de caixa, a ferramenta de gestão financeira que auxilia a quem precisa tomar decisões e pode ajudar melhorar os resultados da sua empresa.

O fluxo de caixa é uma ferramenta para gestão das finanças da empresa, que permite controlar e projetar entradas e saídas de recursos financeiros, em um determinado período de tempo. Embora existam softwares pagos especialistas na geração dessa ferramenta, é possível observar resultados utilizando uma solução gratuita e fácil de usar, como este modelo de planilha de fluxo de caixa desenvolvido pela Bcredi.

O que o diferencia de um simples controle do caixa é justamente sua capacidade de projetar a disponibilidade de saldo, para um período futuro. É por isso que dizemos que o fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão que ajuda na tomada de decisões: com uma visão clara sobre a saúde financeira da empresa no futuro, fica mais fácil decidir o que precisa ser feito agora para que esse resultado seja alcançado.

Previsibilidade

Na prática, o que a ferramenta faz é mostrar sobras ou faltas no caixa antes que elas aconteçam. Assim, é possível entender e planejar com a antecedência necessária o que a empresa precisa fazer para resolver a falta de capital de giro, por exemplo, ou para melhorar a sua eficiência e, consequentemente, sua rentabilidade. Veja um caso real, de um fluxo de caixa aplicado e como pode fazer diferença:

Para que funcione, é fundamental ter disciplina na alimentação da ferramenta, inclusive definindo metas. Essa sincronia entre aquilo que foi projetado e o que foi efetivamente realizado serve como um termômetro do nível de conhecimento sobre o negócio. Mais uma função do fluxo de caixa!

Para que serve o fluxo de caixa?

Se você ainda ficou na dúvida, confira outras razões que fazem do fluxo de caixa uma ferramenta fundamental para a gestão financeira da sua empresa, segundo o Sebrae:

  • É item necessário para desenvolver outras ferramentas de gestão, como a Estrutura Gerencial de Resultados e a Análise de Sensibilidade.
  • Ajuda a decidir sobre a necessidade de contratar crédito para capital de giro.
  • Facilita o planejamento da política de prazos para pagamentos e recebimentos da empresa.
  • Permite avaliar a capacidade da empresa no longo prazo, antes de assumir um compromisso financeiro.
  • Ajuda a dar a importância devida aos grandes números do negócio, previamente.
  • Contribui para a definição do melhor momento para reposição de estoques, considerando os prazos para pagamento e o saldo disponível
  • Também ajuda a definir o momento certo para fazer promoções que possam incrementar o caixa ou desaguar o estoque.

Como ter um fluxo de caixa eficaz?

Para otimizar o controle do seu fluxo de caixa, é importante seguir algumas dicas:

  • Especificar os processos iniciais com os detalhes sobre as movimentações feitas no caixa.
  • Classificar todos os itens da planilha em despesas ou receitas. Assim, fica mais fácil identificar onde existe maior concentração de gastos e despesas, e então pensar em melhorias.
  • Criar um inventário com os planos de aplicações e de expansão. É importante considerar esses itens no controle, além de gastos e rendimentos, presentes e futuros.
  • Definir o ciclo operacional, levando em consideração o segmento de atuação do negócio. De maneira geral, o ciclo a ser considerado é de um ano.
  • Atualizar a planilha com frequência definida constante.
  • Considerar cenários negativos contribui para que a gestão não tenha surpresas e traga impactos tão negativos para o fluxo de caixa.
  • É fundamental acompanhar diariamente o controle.

Existem inúmeros softwares para fazer o controle do fluxo de caixa. A Bcredi criou uma solução online e gratuita para descomplicar o controle. Faça o download da planilha e tenha todos os benefícios do fluxo de caixa para a sua empresa.

Fazemos a planilha de fluxo de caixa para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.