O que é fluxo de caixa? Entenda como ele pode ajudar a sua empresa

O que é fluxo de caixa? Entenda como ele pode ajudar a sua empresa

Para organizar e controlar a saúde financeira do seu negócio, é preciso um bom planejamento. Entenda o que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar no sucesso da sua empresa.

O fluxo de caixa é a ferramenta básica do planejamento financeiro. Uma planilha que registra todas as entradas e saídas de dinheiro de uma empresa durante um determinado período de tempo, como um mês ou um ano, por exemplo. Trata-se de um instrumento fundamental para o gestor saber com precisão qual a situação financeira da empresa e, com base no resultado, decidir o melhor caminho a seguir.

Com ele é possível acompanhar toda a movimentação de recursos financeiros e ficar de olho no seu saldo de caixa: a diferença entre o que foi pago e o que foi recebido.

Com o fluxo de caixa, você pode:

  •   Evitar pagamentos em datas com saldo insuficiente;
  •   Manter adequado o saldo de caixa;
  •   Identificar datas onde podem ocorrer excedentes;
  •   Facilitar a seleção da captação de recursos;
  •   Negociar dívidas vencidas.

O fluxo de caixa deve conter:

  • Entradas e saídas de valores;
  • Investimentos recebidos;
  • Venda de bens;
  • Empréstimos adquiridos.

Previsibilidade financeira

O fluxo de caixa é importantíssimo na tomada de decisões, pois possibilita que o gestor visualize o panorama geral da situação financeira do negócio. Ao fazer esse mapeamento, é possível perceber falhas estratégicas que nem sempre são óbvias. Por exemplo, o Fluxo de Caixa é capaz de identificar que uma semana que tinha tudo para ser financeiramente promissora, pode acabar gerando despesas não previstas.

Com o fluxo de caixa, você consegue identificar onde e como o dinheiro está sendo aplicado e, com isso, manter sempre em dia a saúde dos seus negócios.

Entenda a importância do fluxo de caixa

Por ser um assunto tão importante para qualquer gestor ou empreendedor, a CEO da Bcredi, Maria Teresa Fornea, explica mais sobre o assunto no vídeo. Clique, assista e entenda!

 

 

 

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.