Como saber quando é a hora certa de trocar de casa?

Como saber quando é a hora certa de trocar de casa?

Trocar de casa é uma decisão importante, com consequências em várias esferas da vida, daí porque é importante analisar todos os cenários possíveis.

Um prédio novo brotou naquele terreno vazio ao lado de casa e tapou o sol? A família aumentou? O trânsito até o trabalho está tirando sua qualidade de vida? Muitos são os motivos que nos fazem ponderar a troca de casa. Eles estão ligados a questões pessoais, familiares, de saúde e até de convivência com os vizinhos.

Lidar com adversidades em casa faz parte da vida, mas quando elas se tornam recorrentes a ponto de gerar um incômodo constante, é hora de avaliar um novo lugar para viver.

Nossa casa é nosso refúgio. É onde descansamos, onde recebemos as pessoas que amamos e desenhamos nosso projeto de vida. Se este local se torna desagradável, já não é mais um refúgio. E não é só isso. A mudança pode ser vista como um upgrade. Ficar mais perto do trabalho, por exemplo, pode representar um ganho e tanto em qualidade de vida – e em economia. Já imaginou trocar os 50 minutos de vai e volta diários dentro do carro por 30 minutos de caminhada para chegar até a empresa?

A decisão tem um preço

Se, após analisar todos estes pontos, a decisão é realmente pela mudança, é hora de tomar outra decisão: como será a compra da nova casa? Será um imóvel pronto ou na planta? Ou a família optou por construir o próprio imóvel, do jeito que sempre sonhou? Qualquer seja o veredicto, esta é uma hora que requer análise. E, geralmente, requer também crédito, seja por meio de um financiamento imobiliário ou um empréstimo para construção de imóvel.